Meu benefício foi negado, o que faço?

de de

É com frequência que o INSS indefere os benefícios solicitados pelos cidadãos, seja por falta de provas, por causa do resultado da perícia médica, por ausência de previsão legal, ou seja, quando se requisita algo que a lei não prevê, ou também, pela falta do próprio direito do segurado.

Todavia, isto não é motivo para que o cidadão se desespere, mas sim, para que mantenha a tranquilidade e procure assessoria dedicada ao Direito Previdenciário para que com seu auxílio reverta a decisão da Autarquia. É comum do dia a dia vermos o brasileiro se preocupar pelo indeferimento do INSS e acreditar que não receberá o benefício solicitado.

Ao receber a notícia do indeferimento, procure um profissional de sua confiança que trabalhe com Direito Previdenciário e lhe explique seu caso, para que ele proponha a melhor forma de reverter a decisão do INSS, ou, ainda, lhe esclareça o porquê que você não possui direito ao benefício que requisitou.

Apesar de enfatizarmos que o cidadão não deva se desesperar, desaconselhamos fortemente que se deixe para a última hora para procurar assessoria jurídica, pois isto diminui as opções disponíveis ao cliente na hora de decidir o que fazer para reverter a decisão tomada pelo INSS.

Seja pelo indeferimento de aposentadoria por idade, tempo de contribuição, aposentadoria especial, e também de benefícios como o auxílio doença, o salário maternidade e o auxílio acidente, junte toda a documentação que possua em seu poder e leva quando se encontrar com seu advogado/procurador para que analise os documentos e munido deles possa recorrer com o maior preparo possível.

Agora, se seu caso se trata de pedido de revisão de aposentadoria ou benefício, preste bem atenção à data da concessão do benefício que será revisado, e informe seu advogado para que ele se atente ao prazo decadencial (10 anos da concessão do benefício). Todavia, existem revisões previdenciárias que não “caducam”, podendo ser requeridas mesmo que o prazo máximo de 10 anos tenham se passado.

Portanto, caso seu pedido de benefício tenha sido negado ou seu pedido de revisão não tenha sido deferido pelo INSS, atente-se para:

  • Procurar um profissional de confiança o mais breve possível após a negativa do INSS.
  • Leve consigo todos os documentos que estiver em seu poder, deixando a cargo do advogado ficar com os que acreditar necessários para reverter a decisão.
  • Explique o seu caso ao advogado com a maior quantidade de informações que conseguires recordar e apresentar através dos documentos, indicando, inclusive, testemunhas que auxiliarão para a concessão de seu benefício.

Caso o INSS tenha negado seu benefício e você necessite de assessoria jurídica, entre em contato com nosso escritório clicando neste link, para buscarmos a melhor solução para o seu caso.

VEJA ALGUNS BENEFÍCIOS E REVISÕES PREVIDENCIÁRIAS

Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Aposentadoria Especial

Aposentadoria pela Fórmula 85/95

Revisão de Aposentadoria Limitada ao Teto

Revisão do Buraco Negro

Revisão do Buraco Verde

Revisão do Direito ao Melhor Benefício

Revisão de Benefício por Inclusão de Tempo Especial

Revisão de Vida Toda