Ação de reconhecimento de união estável

de de

 

“O que é união estável?”

“Será que eu possuo união estável?”

A união estável é o instituto jurídico que estabelece legalmente a convivência entre duas pessoas, sem fazer distinção de entidade familiar, que pode ser tanto homoparental como heteroparental.

“Quanto tempo para caracterizar a união estável?”

Vejamos que para caracterizar a união estável é necessário que a relação seja pública as pessoas, contínua, duradoura e com o intuito de constituir família.

A lei não menciona um prazo mínimo de duração da convivência para que se atribua a condição de união estável. O tempo não é relevante para o reconhecimento, bastando à comprovação dos requisitos acima mencionados para que seja reconhecido tal direito.

Ainda, a união estável é uma situação de fato. Por essa razão, o fato de você não ter qualquer documento sobre essa união não quer dizer que ela não exista. Podendo ser provada de várias formas como: contas correntes conjuntas, testemunhas, provas eletrônicas, disposições testamentárias, apólice de seguro, entre outras.

 

 

 

 

 

 

O reconhecimento da união estável pode ser:

Judicial: Pode parecer estranho, mas a formalização da união estável pela via judicial ocorre justamente quando ela se termina. Ocorre que o reconhecimento pela via judicial justamente se da porque o casal que convivia em união estável deixou de formalizar no início da união enquanto ela ainda existia e, quando ela chegou ao fim, surge a necessidade por questões pessoais e patrimoniais de comprovar que a união de fato existiu e acabou.

“É rápido para fazer o contrato de união estável?”

Extrajudicial: A declaração de união estável é um documento público declaratório firmado pelo casal no cartório de notas, que oficializa a união estável e decide acerca de seus efeitos, como por exemplo: regime de bens.

Também é possível oficializar a união estável por meio de um contrato particular firmado entre o casal, o qual também pode regrar várias situações de acordo com a vontade dos companheiros. É um procedimento muito rápido e fácil.

Dicas de como fazer a Declaração de União Estável e quais os documentos necessários:

A união estável poderá ser formalizada por duas maneiras:

-> Através de escritura pública de declaração de união estável firmada no Cartório de Notas, ou;

-> Por meio de contrato particular, o qual pode ser levado a registro no Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

 

Lembrando que sempre o melhor é procurar o auxílio de um advogado para que possa esclarecer suas eventuais dúvidas e indicar qual a melhor forma para o seu caso.

 

Se você possui interesse em saber mais sobre o reconhecimento da união estável, entre em contato conosco clicando neste link   para que possamos esclarecer suas dúvidas e melhor lhe atender.

Veja mais:

Dissolução de União Estável

Divórcio

Regulamentação de Convivência

Guarda

Anulação do casamento

Ação de Alimentos

Alimentos na Gravidez

Alimentos dos Avós

Alimentos Transitórios

Alimentos Compensatórios